Espaço Terapêutico
Completude

Nossos atendimentos podem ter início desde a intervenção feita com os bebês de risco ou em situações desfavoráveis ao seu desenvolvimento, como com o acompanhamento em qualquer fase do ciclo de vida do indivíduo.

O objetivo dos atendimentos do Instituto Completude é tornar as pessoas autônomas desenvolvendo o máximo de suas funcionalidades, tornando-as capazes de desempenhar suas habilidades e competências cognitivas, comunicativas e psicomotoras em suas atividades da vida diária e de lazer, na escola e no trabalho, focando em qualidade de vida.

Para isso, possuímos uma equipe especializada para atender a quem nos procura.

Equipe de intervenção interdisciplinar

  • Terapeuta Ocupacional;
  • Neuropsicologia;
  • Psicologia clínica;
  • Pedagogia Terapêutica e Psicopedagogia;
  • Fonoaudiologia;
  • Fisioterapia;
  • Musicoterapia.

Dentre nossos projetos temos:

  • Atendimento clínico;
  • Oficinas terapêuticas;
  • Assistência domiciliar e escolar.

Nossos Projetos

Projeto Bebê

Visa o atendimento na primeira Infância, que compreende o período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal.

A intervenção e a estimulação nesta fase é importante, pois é neste período que ocorrem o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros, e cada um desses aspectos é interligado com os demais e influenciado pela realidade na qual a criança vive. Os atendimentos são realizados com hora marcada e, sempre que possível, na presença dos pais ou cuidadores.

O atendimento do bebê e de sua família visa a estimulação precoce, por isso, o acompanhamento do seu desenvolvimento é feito de perto por profissionais com formação específica na área. Atendimento e visitas domiciliares e em escolas também fazem parte deste projeto, incluindo consultorias para a escolha, seleção e arrumação dos brinquedos e a construção do espaço do bebê em casa e na escola.

Projeto Criança na Escola

Este programa destina-se a crianças que apresentam Transtornos de Aprendizagem, Transtornos Atencionais e perceptivos, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor, Transtorno da Coordenação Motora, Disgrafia, Disortografia, Discalculia, Dislexia entre outros quadros que prejudicam a funcionalidade e o desempenho ocupacional.

Visa potencializar as habilidades motoras, perceptivas, sociais, emocionais e cognitivas, de acordo com o perfil de funcionalidade, demanda cotidiana e idade maturacional.

Projeto Criança na Clínica

Atendimento de criança em fase pré-escolar e escolar;
Avaliação psicoeducacional interdisciplinar;
Análise individual do desempenho escolar e do ambiente escolar;
Orientação e participação na adequação e adaptações personalizadas do espaço escolar, facilitando o acesso e a inclusão;
Colaborar no planejamento pedagógico e na adequação curricular.

Projeto Adolescente

Atendimento ao Adolescente;
Avaliação psicoeducacional interdisciplinar;
Análise individual do desempenho e atendimento aos Adolescentes, ajudando-os a exercitar e conhecer a sua capacidade para o saber, sua escolha pré-profissional;
Avaliação e Orientação profissional.

Assistência ou Acompanhamento Domiciliar

Analisa o ambiente domiciliar em relação à acessibilidade, disposição do mobiliário e brinquedo, e oferece uma orientação sobre o que está sendo oferecido e a interação das crianças no lar.

São realizadas orientações caso a caso, sobre recursos e adaptações que proporcionem maior autonomia e independência para a realização das atividades de vida diária – Higiene, Alimentação, Vestuário, Brincadeiras e Comunicação.

Centro de Avaliação e Estimulação do Desenvolvimento Infantil

O Instituto Completude procura trazer para o público em geral os cursos mais modernos e atuais das áreas de saúde. Tanto para pessoas comuns, quanto para profissionais. Além de contar com uma moderna clínica para tratamento de crianças com necessidades especiais.